Para que um projeto de implantação de um software ERP seja bem sucedido em sua execução, se faz necessário uma etapa inicial denominada Mapeamento de Processos. Esse é um dos fatores principais e determinantes para o sucesso na execução dos trabalhos dentro de um projeto.
O que é um processo?
É uma atividade sequencial realizada dentro da empresa com o objetivo de atingir um determinado fim.
O que é um mapeamento de processos?
É uma técnica utilizada em empresas para entender de forma clara e objetiva como são os processos e as rotinas da organização, com intuito de implementar efetividade e dinamismo no negócio como um todo. Seu objetivo é identificar problemas e gerar oportunidade de melhorias, sejam nos processos ou na empresa.
O foco do mapeamento sempre será a eficiência.
Vantagens do mapeamento
O mapeamento de processos permitirá aos envolvidos no projeto, principalmente aos gestores, perceberem onde estão os chamados gargalos, responsáveis diretos por retrabalhos, atividades redundantes e que nunca tem um fim. Geralmente, quando isso é identificado num mapeamento bem sucedido, acaba por provocar uma revisão geral em funções, responsabilidades e autoridades entre os colaboradores.
É importante validar e documentar todas as melhorias identificadas. Essa etapa será essencial na padronização de processos otimizados, escalonando melhorias e inserindo-as na cultura da empresa. Os maiores resultados de um mapeamento são o conhecimento amplo dos processos da empresa e sua documentação previamente elaborada.
O mapeamento é a ferramenta ideal para o amadurecimento do negócio. Através dele identificam-se os melhores caminhos para o crescimento da organização e melhora contínua nos processos de gestão. Ao reduzir falhas, a empresa se torna cada vez mais competitiva para o mercado e para o cliente pois, dessa forma, os produtos e serviços oferecidos adquirem um alto índice de qualidade.
Por esses motivos, a DataPlus Sistemas tem como parte fundamental em seu projeto de implantação, o mapeamento de processos. Pois, além de conhecer detalhadamente como são as rotinas do cliente, têm a oportunidade de identificar falhas e sugerir novas metodologias de trabalho que agregam melhorias ao processo da empresa.
Um mapeamento bem executado, é garantia de um projeto bem sucedido.
Tiago Carvalho de Paula
Setor de Consultoria
DataPlus Sistemas