RASTREABILIDADE DE PRODUTOS

Muitas empresas de diversos ramos de atividade, como indústria química, alimentícia, equipamentos para a área de saúde, entre outros, precisam controlar a cadeia de insumos utilizados. Essa necessidade surge das exigências dos órgãos reguladores ou de sistemas de qualidade, aplicáveis a qualquer tipo de indústria.

No entanto, frequentemente, o controle do processo produtivo, envolvendo disponibilidade de máquinas, insumos, custos, entre outros, já representa um grande desafio. Quando esse desafio se junta à necessidade de controle dos insumos e à rastreabilidade dos produtos, a complexidade aumenta exponencialmente.

Contudo, com o DataPlus ERP, esse controle se torna simples e viável. Com o DataPlus ERP, toda movimentação é assumida como FIFO (ou PEPS) – Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair – a menos que seu lote seja especificado. Além disso, as operações podem agrupar diferentes lotes (sem perder a origem) de forma transparente para o usuário.

Dessa maneira, com disciplina interna (realizando as movimentações sempre com base nos produtos mais antigos), o controle de lotes e, consequentemente, a rastreabilidade se tornam transparentes e ocorrem como resultado das operações rotineiras da empresa, simplificando os processos produtivos e os controles realizados sobre eles.

Graças a essa abordagem dos processos logísticos/operacionais, é possível garantir a rastreabilidade total da cadeia de suprimentos, rastreando os materiais utilizados na produção de um item ou os produtos gerados a partir de uma aquisição específica de insumo, atendendo aos requisitos de qualidade e às exigências dos órgãos reguladores. Adicionalmente, o DataPlus ERP ainda pode controlar produtos serializados (aqueles que possuem identificação única, por exemplo: número de série), realizar controle e liberação de qualidade sobre lotes de produtos, emitir laudos, controlar quarentena de insumos e produtos, dentre outros recursos.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn