Um ERP deve dar apoio às Atividades Comerciais?

É possível implantar, com sucesso, um ERP em pequenas e médias empresas?
Sim, é possível!

Mas, antes de mais nada é bom esclarecermos que um ERP é um sistema computacional que integra todos os processos de uma empresa, automatiza sua gestão e apoia a tomada de decisões.
Atualmente, vivemos em um mercado dominado por empresas fornecedoras de sistemas ERP que moldaram seu produto, suas práticas e seus processos para o atendimento às grandes empresas.
Mas, implantar ERP em uma grande empresa é diferente de implantar em uma pequena ou média empresa (PME)? Sim, totalmente diferente. Mudam as práticas, os processos, as prioridades e a infraestrutura. Vejamos:

O sucesso da implantação de um ERP em uma PME demanda o apoio de um fornecedor que tenha uma metodologia validada para esse mercado. Essa metodologia precisa contar com atividades de apoio que vão desde a definição das necessidades (análise do escopo), passam pelo gerenciamento do cronograma de atividades (gestão das atividades do projeto), foque nos treinamentos dos usuários (talvez, essa seja a parte mais sensível do projeto) e tenha mecanismos para validar a absorção do conhecimento pelos usuários. Em uma grande empresa, boa parte dessas atividades são gerenciadas e executadas pela própria empresa, mas este cenário muda em uma PME.

Também é importante que o fornecedor tenha mecanismos (na metodologia) que garantam segurança e reduza o risco do projeto, pois um ERP é um bem intangível, o que aumenta o risco do projeto. Preferencialmente, a implantação precisa ocorrer com escopo fechado (quando todos os custos e benefícios são definidos antes do início do projeto), pois só assim é possível delimitar um escopo financeiramente viável para ambas as empresas (cliente e fornecedor).

Por fim, a implantação de ERP para PMEs demanda uma gestão de projetos árdua e criteriosa, de forma a impedir o desfio do foco, e, preferencialmente, que tenha vários checkpoints que permitam um constante alinhamento entre o que está sendo executado e o que foi contratado.

Mas, vale a pena aplicar tanto esforço para implantar um ERP em uma PME? Sim, vale muito a pena, um ERP bem selecionado e implantado de forma correta, geralmente faz com que a gestão, os processos e a tomada de decisão em uma PME, mude de nível e traga todos os benefícios relacionados a esse tipo de evolução: crescimento, controle e resultados.

A DataPlus Sistemas atua há 27 anos no desenvolvimento e implantação de sistemas ERP para PMEs, tem uma metodologia de implantação validada e pode proporcionar muitos benefícios para sua empresa.
Tem problemas com seu ERP? Contate-nos, nós podemos te ajudar.

Gostou? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
LinkedIn